Ninguém quer ser síndico!
É certo que o condomínio não pode ficar sem o síndico que é o representante legal, inclusive perante os órgãos públicos.
Também é fato que as atribuições do síndico exigem disponibilidade de tempo, dedicação e conhecimento técnico e administrativo que, a maioria dos síndicos, moradores não possuem. Por outro lado, boa parte dos moradores veem o síndico como um “empregado” do condomínio e não como um colaborador que presta serviço, quase sempre voluntário, já que, a grande maioria recebe como subsídio, apenas a isenção da cota condominial, que, certamente não paga pelo serviço efetivamente prestado. Muitos síndicos reclamam da falta de reconhecimento e respeito dos demais condôminos e por isso, desistem de continuar no cargo.
O inverso também pode ocorrer. Em alguns casos, os condôminos elegem um síndico sem nenhuma capacitação técnica para o cargo, e, além a isenção paga-lhe uma remuneração pelo serviço prestado. O síndico recebe mas utiliza o conhecimento técnico do zelador e da administradora. Com isso, os condôminos acreditam que estão com um bom síndico, quando na verdade, poderiam ter muito mais benefícios se elegessem alguém mais qualificado para a sindicância.
E quando na hora da eleição, ninguém se candidata. O que fazer?
A preferência da maioria dos condôminos é que o síndico seja um morador.
Muitas vezes pela falta de entendimento de como funciona o trabalho do síndico profissional ou por alguma experiência negativa que o condomínio possa ter vivido.
Mas isto está mudando. Já existem muitos condomínios que adotaram esse modelo de gestão e estão bastante satisfeitos com os resultados. Existem muitos profissionais qualificados e que podem trazer muitos benefícios como benfeitorias e redução de custos.
Veja algumas diferenças entre a gestão de síndico morador e do síndico profissional:
Síndico Profissional
- É a profissão dele
- Relação de imparcialidade
- Múltiplas experiências
- Relacionamento profissional
- Foco na execução e prestação de contas
- Síndico acessível 24 horas
- Mais participação do Conselho
- Condução profissional de reuniões e assembleias
Síndico Morador
- Trabalho basicamente voluntário
- Relação parcial
- Experiência limitada
- Relacionamento de amizade e vizinhança
- Tem outras prioridades
- Síndico 24 horas
- Menos participação do Conselho
- Condução de reuniões e assembleias com menos formalidade